Na Rota do Vinho do Brasil

No final do ano passado (out/2017), fui convidada para fazer um filme - O último jogo, de Roberto Studart - em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Apesar da minha avó ser de Santa Catarina, eu conheço pouco o Sul do Brasil.

Que surpresa mais boa!!! Passei lá 1 mês e 1/2, e pude passear bastante durante esse tempo!! Filmamos em Santa Tereza, uma pequena cidade bucólica que fica no meio das montanhas, uma graça!!!


Ficamos hospedados em Bento Gonçalves, que é uma cidade grande. Mas que dá entrada para esse Vale dos Vinhedos!! Lá tem o Caminho das Pedras, uma rua um pouco afastada da cidade com casas do período da chegada dos italianos no Sul; tem também um passeio de Maria Fumaça, com atores contando e cantando a história das famílias italianas que vieram para o Brasil e se salvaram da Guerra e da fome na Europa!! Achei super fofo, mas acho que os descendentes de italianos lá do Sul estão contando essa história como se eles tivessem sido enganados pelo governo, e mesmo assim foram bem sucedidos apesar de todas as adversidades....... vejam bem, os italianos e alemães que vieram para o Brasil nessa época (e minha família está incluída nessa leva), vieram com o benefício dado pelo Estado de ter uma terra!!! Saíram da Europa num momento de desemprego, frio e fome, escaparam da Guerra que veio anos depois!! Realmente o Sul do Brasil não era desenvolvido como lá, e foi para isso que eles vieram, para ajudar a desenvolver o Sul do país. Vieram para trabalhar e ganharam terra!!! Foi tão bem-sucedida essa política de D Pedro II que hoje o Sul está como está, bem-desenvolvido, as famílias que se instalaram lá prosperaram... fiquei muito admirada, achei lindo!! E agora estão fortalecendo o turismo e os pequenos produtores da região, com a Rota dos Vinhos. Vale a visita!!!!



#valedosvinhedos #rotadovinho #trip #suldobrasil

#riograndedosul #brasil #bentogonçalves #santatereza #natureza