Escova de dente de bambu

Atualizado: 30 de out. de 2018

Eu apresento a minha escova de dente de bambu! Sim!! E estou amando! As escovas de dentes de plástico levam pelo menos 400 anos para se decomporem no meio ambiente e depois disso se tornam microplásticos, o que é ainda mais nocivo ao planeta e todas as espécies. Já o bambu é natural, ele vem da terra e volta pra terra (exceto as cerdas que ainda são de nylon) as hastes são compostáveis. O bambu possui também características antibacterianas e não é poroso. Essa aqui é da @pazemgaia. Pensando em redução de impacto ambiental, vale muito a pena ter escovas de bambu. Afinal a recomendação odontológica é que troquemos de escovas a cada 3 meses. Isso é insustentável. É só fazer as contas. em 1 ano uma pessoa descarta pelo menos 4 escovas. É triste e comum ver escovas na praia pela areia, no mar...além de ser bem nojento, aquilo vai ficar lá por pelo menos mais 5 gerações, ou pode ser engolida por uma tartaruga, peixe, baleia... então caso você ainda utilize escova de dentes plástica faça o descarte correto junto dos plásticos. Outra coisa triste são os cremes dentais, principalmente os infantis e coloridos que podem conter microplásticos e serem ainda mais tóxicos do que são. Adotamos aqui esse orgânico da @organiconatural Que já é uma opção mais saudável. Pra quem tem mais curiosidade no instagram @do.amanha tem uma receita caseira e natural de pasta de dente feita com óleo de coco.

No meu IGTV no Insta, tem a @fecortez ensinando a fazer um creme dental com óleo de coco, pó dental com Joá (com o pó de casca de Joá) e um enxaguante bucal!! Assiste lá!!!

Aqui estão as receitinhas:


Creme dental -

Ingredientes: Óleo de coco, óleo de cravo, óleo de melaleuca e de hortelã pimenta e bicarbonato (cuidado com a quantidade de bicarbonato pq ele é abrasivo).

Modo de preparo: em um pequeno pote junte 2 col. de óleo de coco, 1/2 col de café de bicarbonato, 8 gotas de óleo de cravo, 8 de hortelã pimenta, 2 de melaleuca. E mistura, se quiser pode colocar mais uma colher de Joá... e pronto!!!


Pó dental -

Ingredientes: 2 col de sopa de pó de Joá, 1 col de café de bicarbonato, 5 óleo essencial de cravo, 5 gotas de óleo essencial de hortelã e 2 gostas de óleo essencial de melaleuca.

Modo de preparo: mistura tudo!! :)


Enxaguante Bucal -

Coloca água filtrada, 3 gotas de óleo essencial de hortelã pimenta e 3 gotas de óleo de melaleuca. E mistura!!!!!


Flúor:


Ah! e tem a água! Importante durante a escovação dos dentes desligar a torneira enquanto escova ou, utilizar como eu, um copo para fazer os enxágues. São micro mudanças que fazem toda a diferença na nossa vida e na vida do planeta!!! #sustentabilidade #zerowaste#quartasustentavel #estilovidaboa